Brasil e Holanda fazem nesse sábado, dia 04 de junho, um amistoso em Goiânia, no estádio do Serra Dourada. Seria um jogo normal de preparação se não fosse pela aura envolvendo o jogo. Na Copa do Mundo de 2010, nas quartas de final, Holanda e Brasil se enfrentaram num jogo que ficou marcado pelo vexame do time brasileiro. Se esperava muito da geração de Kaká, Luís Fabiano e Maicon. Mas o que se viu no jogo foi a seleção canarinho sendo eliminada pela Laranja Mecânica com belos talentos como Sneijder, Robben e Stekelenburg.
Por causa desse jogo, o volante Felipe Melo, expulso num lance grosseiro, ficou marcado como culpado. Posteriormente culparam o treinador Dunga pelá má convocação e o meia Kaká, por ter jogado com infiltrações para ''disfarçar'' a lesão. No jogo desse sábado, temos um panorama bem diferente do daquele junho, da Copa do Mundo de 2010. Na peleja desse sábado, temos de um lado, uma seleção com uma bela geração de craques surgindo, como Neymar, Ganso, Lucas, aditivada pela experiência de já medalhões como Robinho, Thiago Silva, Daniel Alves e Júlio César. A seleção da Holanda mantém a base de seu time vice-campeão da Copa do Mundo, com a perda mais significativa no seu lateral, o experiente e ex-capitão da seleção, Giovanni van Bronckhorst, agora ex-jogador. Mas a laranja ainda tem Robben, van Persie e alguns novos valores como o bom defensor van der Wiel.
Nesse sábado, o jogo será extremamente importante para o Brasil e alguns fatores realçam isso. Na Copa do Mundo, como já disse, o Brasil foi eliminado precocemente para o maior campeão de copas entre as seleções. Depois, assumiu o comando técnico Mano Menezes, fazendo um trabalho de renovação, com novos talentos do país, pegando uma boa geração. Mas o que aumenta a importância do jogo para o Brasil é a desconfiança que a opinião pública tem sobre o trabalho de Mano. Ganhamos de seleções pequenas, que nem se classificam para a Copa do Mundo. Mas nos dois desafios que tivemos de verdade, contra a França e Argentina, fraquejamos e não conseguimos vitórias, que é o que importa para o Brasil.
Depois do jogo contra a Holanda, teremos apenas mais um amistoso, contra a Romênia, seleção teoricamente mais fraca. Esse jogo terá caráter festivo, pois será a despedida de um fenômeno do futebol mundial, Ronaldo. Imediatamente depois do jogo contra a Romênia, já será feita a convocação para a Copa América, torneio importante de preparação, já que o Brasil não terá eliminatórias. Na Copa América, o Brasil enfrentará seleções de maior porte, como a toda poderosa Argentina e ainda México, Paraguai, Chile e Uruguai.
Os desafios serão maiores a partir de agora e devemos ficar atentos ao Brasil. Essa nova geração tem um potencial enorme e, se bem treinada e lapidada, poderá render bons frutos. E ainda temos o fator mais importante. A próxima Copa será no Brasil, depois de 64 anos da última no país, quando o Brasil promoveu um vexame na final no Maracanã. Sendo a próxima Copa em casa, o Brasil deve provocar uma boa impressão na Copa América, os amistosos e a Copa das Confederações. A pressão de jogar em casa já basta. Não podemos ter ainda a pressão de um mau retrospecto.
Falando agora do jogo que teremos amanhã, nosso alento nesse pré-jogo é de saber que Mano jogará do jeito que condiz com a seleção brasileira, principalmente nessa geração, pra frente. O time vai com 3 atacantes e ainda com Elano no meio. Teremos em campo, provavelmente, Júlio César (Internazionale) ; Daniel Alves (Barcelona) , Lúcio (Internazionale), Thiago Silva (Milan) , André Santos (Fenerbahçe) ; Lucas Leiva (Liverpool), Ramires (Chelsea), Elano (Santos); Robinho (Milan), Neymar (Santos), Fred (Fluminense).
Observando o time, podemos ter a esperança de que pressionaremos e atacaremos a Holanda o tempo todo, promovendo um belo espetáculo.
Por: Rafael
JOGAÇO!
ResponderExcluir