Por favor, para melhor visualização, clique nas noticias para ler.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Entrevista - Betão


Entrevistamos o Zagueiro Betão, que no Brasil atuou por Corinthians e Santos, atualmente está no Dínamo e Kiev, time tradicional da Ucrânia.
Perguntamos ao jogador sobre seus 7 anos como profissional no Corinthians, sobre o triste episódio do rebaixamento em 2007, onde Betão esteve presente, sobre volta ao Brasil, passagem pelo santos e sobre sua situação no Dínamo de Kiev, que é boa.
Não deixem de conferir:

Você foi formado pelo Corinthians, estreiou no Profissional com apenas 17 anos. Quem foram os principais responsaveis por este fato?
R: Se eu não tivesse qualidade ninguém me colocaria para jogar entre os profissionais, por isso eu digo que o principal responsável fui eu mesmo. Mas o treinador que me deu essa oportunidade foi o Vanderlei Luxemburgo, a quem eu tenho muito respeito e admiração.

Quais pessoas foram essenciais para a sua carreira?
R: É difícil você apontar nomes, pois são bastante pessoas que te ajudam de uma forma ou outra, é um conselho, uma palavra de incentivo.

Você defendeu o Corinthians profissionalmente de 2001 a 2007 e era considerado uma "Prata da Casa". Como é defender um time como Corinthians por tanto tempo, e conseguir se firmar como titular?
R: É muito difícil, pois você é testado em todos os jogos. Pelo fato de ser prata da casa, você é mais cobrado fazendo com que você responsável por qualquer fracasso da equipe.

Você saiu do Corinthians em um episódio triste, o rebaixamento. Mesmo sendo rebaixado com o Corinthians, foi feliz por lá?
R: Com certeza, uma das coisas difíceis de nossa profissão é isso, as pessoas sempre vão ficar com sua última imagem, mas eu tive bastante conquistas por lá, fui muito feliz e fiz bastante amizades também.

Logo depois do Rebaixamento você deixou o Corinthians rumo ao santos. Guarda alguma magoa de lá?
R: Mágoa não, mas acho que as coisas podeiam ser conduzidas de uma forma bem diferente de como foi.

Você gostaria de um dia voltar a jogar pelo Corinthians?
R: Na nossa profissão as coisas devem acontecer naturalmente, se um dia acontecer de eu voltar muito bom, agora se não tiver essa possibilidade vou seguir minha vida.

No Santos, mesmo por pouco tempo, você diz que foi feliz. Como eram as coisas por lá?
R: Lá é um clube muito bom de se trabalhar. Você tem tranquilidade para desempenhar seu trabalho, as pessoas que trabalham no clube faz um ambiente muito propício fazendo com que você consiga desempenhar o seu melhor, a estrutura do clube é muito boa, a cidade tem um clima acolhedor. Realmente posso dizer que fui muito feliz por lá.

Logo após deixar o santos, você foi para o Dinamo de Kiev. A adaptação por ai foi dificil?
R: Claro que foi muito complicado, pois a cultura é muito diferente da nossa, as pessoas são muito frias no trato ainda mais com pessoas que vem de fora.

Pelo Dínamo, você foi escolhido em uma eleição no Site OFICIAL, o melhor jogador de 2009. Quando soube disso, ficou feliz?
R: Fiquei sim, pois é sempre bom você chegar e as pessoas logo reconhecerem suas qualidades.

A idolatria por parte da torcida do Dínamo se iguala á Brasileira?
R: A idolatria sim, mas o respeito que eles tem por nós jogadores, nem se compara com o que acontece aí no Brasil.

Com qual torcida você mais se identificou e se identifica: A Corinthiana ou a Santista?
R: Eu sempre respeitei as duas torcidas, e as torcidas também me respeitaram. Sou agredecido pelas duas torcidas.

Qual torcida Brasileira tem mais carinho por você?
R: Olha, é difícil de avaliar. As torcidas do Corinthians e Santos são as que tem maior carinho pelo fato de eu ter jogado nessas equipes, mas existem torcedores de outras equipes que também me admiram tanto como jogador e como pessoa.

Aos 27 anos, você gostaria de voltar ao Brasil ou pretende ficar ai por mais tempo?
R: Sempre penso em voltar a jogar no Brasil outra vez, mas para ser sincero acho que fico mais um tempo aqui na Europa.

Você é titular na maioria dos jogos do Dínamo. Está feliz por ai?
R: Tenho uma boa participação na equipe, nas 3 temporadas que estou aqui tenho sido um dos jogadores que mais atuei. E a felicidade agente busca a cada dia.

Deixe uma mensagem a todos seus admiradores leitores do "Maniacos por Futebol".

Agradeço o carinho, respeito e a admiração que todos vocês sempre tiveram por mim. Deus abençoe a todos.

2 comentários: