Por favor, para melhor visualização, clique nas noticias para ler.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Força Porto Allez, Allez, Allez...

FuCom o século XXI ainda engatinhando o FC Porto é o time mais vitorioso desses dez anos iniciais. São 21 titulos. Os Dragões têm sete campeonatos portugueses, cinco Taças de Portugal, seis Supertaças, uma Liga dos Campeões, uma Taça da UEFA e uma Taça Continental. Só para comparar com todo poderoso Barcelona, o time blaugrana no mesmo período tem 13 titulos, enquanto o Manchester United tem 15. Nada comparado a mais de duas dezenas de troféus do time de Elton, Hulk e companhia.
O título conquistado hoje na casa de seu maior rival mostra a força desse time, que viu na temporada passada o Benfica tirar a chance do penta-campeonato portista. Pois bem, hoje o Porto foi campeão português com cinco rodadas de antecedência e com marcas invejáveis: 25 jogos, com 23 vitórias e 2 empates. O time conquista o título no Estádio da Luz depois de 71 anos e chega a conquista invicto. Basta saber se terminará o certame dessa forma, já que o time ainda joga com outro grande, o Sporting, no jogo das faixas, no dia 17/04, quando a equipe volta em casa.
O Estádio da Luz não estava lotado, talvez com a crise na qual passa o país, o português não estava dando muita bola para o futebol, mas quem foi viu um jogo disputado, com o Benfica querendo evitar a festa dos Dragões em seu estádio. No primeiro gol Guarín invadiu a área dos Encarnados, chutou forte e contou com a falha do goleiro Roberto, que viu sem reação a bola chocar em seu corpo e entrar para as redes aos 8 minutos. O Benfica empatou de pênalti cobrado por Saviola aos 17 minutos. Aos 24 o golpe de campeão. O goleiro Roberto comete pênalti e Hulk, artilheiro da competição, faz 2 a 1. No segundo tempo foi segurar para comemorar o título. Festa do Porto, ainda muito distante do Benfica na contagem de títulos nacionais: 32 benfiquistas contra 24 portistas.
O título do Porto ensina uma lição para um gigante de um pais vizinho. No primeiro turno venceu o Benfica em casa por 5 a 0, venceu novamente no returno, vitória esta que garantiu o título, está vivo na copa nacional e pode vencer a Europa League. Esse é o Porto, ensinando o Real Madrid. Chamo atenção também para o trabalho do jovem técnico André Villas Boas, que com 33 anos só treinou o Académica na temporada passada, mas já passou temporadas em vários times como observador, como na Internazionale e Chelsea. É isso... Na minha coluna de estréia parabenizo o Porto. Campeão português 2011/2011.

Hamurabi Dias (@muradias)

6 comentários:

  1. Claro que o porto tem mais títulos. Ele não disputa com Chelsea, Arsenal, Liverpool, Real Madrid, Valencia e outros. Joga com Chaves, Braga, Sporting.
    Convenhamos, é injusto comparar o Porto com outros grandes times da Europa, ele é um grande campeão doméstico e só porque não há rivais. Temporada passada o Benfica armou um time competitivo e venceu a Liga Sagres, pena que aquele bom time se desmontou... O Benfica tem muito mais história, tradição e títulos que o Porto. O mesmo que a pouco tempo foi humilhado pelo Arsenal no Emirates. 5 a 0 com hat trick de Bendtner...

    ResponderExcluir
  2. Não é bem uma comparação em termos de força. É mais questão numérica mesmo. Mas o Barça em nível nacional só tem o Real Madrid como rival a altura. Na Inglaterra existe o Top Four, que é bastante forte, mas Manchester, Chelsea e Arsenal estão isolados em termos técnicos com o Tottenham chegando para tirar esses times do conforto. Nenhum nacional na europa é muito equilibrado, a questão é que em Portugal é menos que em outros países, mas não tira o mérito portista.

    ResponderExcluir
  3. O Alemão e o Francês são MUITO equilibrados. E os times do top four mudaram bastante através dos anos, verdade que sempre há três ou quatro times mais fortes que os outros na inglaterra. Mas isso é normal. Hoje o Tottenham E o Manchester City tentam entrar no Top Four, Aston Villa e Everton brigamram por muitos anos logo abaixo dos quatro melhores e por vezes conseguiram pegaruma vaga pra champions, não é por menos que o Villa ganhou uma Champions League.
    O Bilbao já foi um grande Campeão na Espanha, Valencia também. Não é dó Barça e Real - apesar de nos dias de hoje existir um campeonato à parte entre essas duas forças - no país das touradas.
    As pessoas esquecem que o São paulo foi tri campeão brasileiro recentemente. Que Santos, Botafogo e Palmeiras passaram por fases em que dominavam o futebol aqui no Brasil.
    Temos que ter cuidado com essa ideia de campeonatos "justos" e "Equilibrados".
    Em Protugal SEMPRE foi Benfica, Porto e Sporting se alternando nas competições nacionais...

    ResponderExcluir
  4. Desses dois (o francês e o alemão) só fico com o frances, voce tem razão. Mas no alemão pode até existir uma alternância maior nos títulos, mas quando uma equipe abre na ponta (veja o B. Dortmund nessa temporada) é dificil pegar. E lembre-se que na França o Lyon foi sete vezes seguidas campeão nacional.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você, Mas o Lyon foi um caso a parte. Ivestimento pesado e a troca de diretoria que fez um time desconhecido que nunca tinha ganhado nada, se tornar um grande campeão francês. Que mesmo depois desde sete títulos ainda não é maior que Marselha, Bordeaux e Saint Ettiene.

    ResponderExcluir