A suspensão ao taitiano Reynald Temarii, presidente da Confederação de Futebol da Oceania (OFC) e representante do continente na FIFA, que culminou em seu afastamento de qualquer atividade relacionada ao futebol por um ano, deve prejudicar a candidatura australiana para ser sede da Copa do Mundo de 2022.
Por ter sido filiada à confederação da Oceania até 2006, quando “se mudou” para a Confederação de Futebol da Ásia (AFC), a Austrália tinha garantido o voto de Temarii no dia 2 de dezembro, quando a FIFA irá divulgar os países que vão sediar as Copas de 2018 e 2022. Era o único voto garantido para a candidatura australiana…
O voto de Temarii e do nigeriano Amos Adamus, também suspenso, mas por três anos, não serão substituídos. A FIFA declarou que os votos da dupla serão decididos pelos 22 representantes do conselho executivo da entidade que “sobraram” para a votação.
Temarii e Adamus foram suspensos porque a FIFA os considerou culpados por suposta venda de votos para as Copas de 2018 e 2022. Os dois caíram numa falsa conversa com repórteres do jornal britânico Sunday Times, que se passaram por representantes da candidatura dos Estados Unidos para a Copa de 2022.
Candidatura da Austrália está bem cotada pela FIFA
A Press Association Sport, agência de notícias esportivas do Reino Unido, teve acesso ao relatório que a FIFA fez de todas as candidaturas para as Copas de 2018 e 2022. A entidade máxima do futebol apontou pontos positivos e negativos para fazer a avaliação. Para ser sede do Mundial de 2022, está bem cotada a candidatura australiana, pelo menos antes da perda de voto do representante da Oceania na votação. Confira os pontos positivos e negativos da candidatura australiana.
Pontos positivos: legado, segurança, estadia e infraestrutura
Pontos negativos: poucos leitos em hotéis, transporte e risco de baixa audiência na Europa e nos Estados Unidos, por causa do fuso horário avançado
A FIFA tem como bom exemplo o fato de a Austrália já ter sido sede de dois mundiais recentes de rúgbi, em 2003 e 2008, além de ter sido sede dos Jogos Olímpicos de 2000, em Sydney. Também conta a favor o crescimento do futebol no país, graças à A-League, que cresce a cada ano em audiência, contratos de patrocínio, bons estádios e grandes jogadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário